Ensaio Por Ultrassom - Aplicações Industriais

O ensaio por ultrassom, caracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos.

Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro-trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros.

Portanto, o exame ultrassonico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades.

Ultrassom Convencional

O ensaio consiste em um método de detecção de falhas internas nos materiais, emitindo ondas sonoras de alta frenquência, que são geradas através da vibração dos cristais existententes dentro dos trandutores ( "cabeçotes" ), que podem ser vistos na tela do aparelho. Esta Técnica é muito utilizada na inspeção de chapas, laminados, fundidos, forjado, tubulações, uniões soldadas etc..

Possuí uma grande variedade uma grande variedade de transdutores capazes de emitir sons em frequência diferenciadas, o que aumenta a capacidade de ensaio em grandes espessuras.

Ultrassom Phased Array

O Ultrassom Phased Array utiliza os mesmos princípios físicos do Convencional, com trasndutores de multíplos cristais que pulsados de forma ordenada produzem uma varredura completa da solda.

Desenvolvido para utilização em varreduras eletrônicas, o aparelho de ultrassom phased array possui elementos que, quando pulsados, criam componentes de feixe e, combinado a outro, formam um declive de onda, que se desloca no sentido determinado pelo sistema phased. O sistema phasing é o que permite a formatação e direcionamento do feixe eletrônico do aparelho de ultrassom phased array, gerando perfis de feixes ultrassônicos distintos, em um único transdutor. A programação dinâmica desses feixes é o que dará origem à varredura eletrônica.

O ensaio utilizando a técnica Phased Array pode substituir o Ultrassom Convencional com a vantagem de registrar 100% da inspeção realizada, vindo a possibilitar melhor rastreabilidade dos resultados.

Ultrassom TOFD

O Ultrassom TOFD utiliza a técnica que se baseia na difração de ondas ultrassônicas, é capaz de detectar e dimensionar altura, comprimento, e profundidade de qualquer descontinuidade em juntas soldadas. O ultrassom TOFD pode substituir com excelência um aparelho de Ultrassom Covenciaonal, devido todas as suas características que possibilitam a abtenção de resultados muito mais precisos e exatos.

O Ultrassom TOFD realiza uma inspeção computadorizada no material, registrando os dados obtidos em sua totalidade. As imagens geradas possuem tom acinzentado, e toda a solda presente no material analisado é examinada em apenas uma varredura.

Sua utilização pode até substituir a prática de radiografias, não havendo necessidade de isolar a área e, consequentemente, colabora para a redução do prazo de entrega da obra. A aplicação de um equipamento de ultrassom TOFD pode ser feita para a inspeção de juntas soldadas, na fabricação de produtos, em vasos de pressão, esferas, tanques, reatores, torres e caldeiras, oferecendo maior produtividade, precisão nos dimensionamentos, confiabilidade, rastreabilidade e diversas outras vantagens, resultando em um excelente custo-benefício.

Medição de Espessura por Ultrassom

A Medição de Espessura por Ultrassom permite medir espessuras de paredes (chapas, tubos, etc.), detectar com precisão perdas/redução de espessuras por corrosão de equipamentos em operação, tanques, vasos de pressão, tubulações, onde não é possível o acesso interno. Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com frequências muito baixas, até 20Hz (infrassom) ou com frequências muito altas acima de 20 kHz (ultrassom), ambas inaudíveis.

Assim como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer. A vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades ou verificando a sua espessura.

Descontinuidades são caracterizadas pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a serem examinados, como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros. E a espessura dos materiais obedecem a regras de projeto e de fabricação de matérias primas como chapas, tubos, tarugos, etc. É importante que sua verificação seja realizada já no recebimento da matéria-prima.

Portanto, o exame ultrassônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades, bem como a conferência de matérias primas destinadas a fabricação, entre outras aplicações.

Inspeção por Ultrassom

Convencional

Inspeção por Ultrassom

Phassed Array

Inspeção por Ultrassom

TOFD - Time of Flight Diffraction

Empresa

Especializada na prestação de serviços de inspeção por Ensaios Não Destrutivos - END, Documentação de Soldagem, Controle de Qualidade e NR-13 .

Modalidades: LP/PM, N1/N2 de Solda, Ultrassom ( Convencional, Phased Array e TOFD ), Inspeção de Pintura, Teste por Pontos, Estanqueidade, Medição de Espessura, Dimensional de Caldeiraria e Montagem, Inspeção de Dutos, entre outros serviços. Entre em Contato Conosco e Saiba Mais....

Menu

Social